agosto 15, 2006

A Lenda de Ahasverus

No dia 10/07/2006, perguntei: "Sabe quem foi Ahasverus", na ocasião eu nada sabia, (até agora não sei muito), apenas coloquei a poesia de Castro Alves que gosto tanto, mas tenho um amigo que é professor de história lá em Cuiabá, apelei para o conhecimento dele (Leléco, obrigada pela contribuição).

"A lenda de Ahasverus surgiu no Século IV e apareceu na Europa a partir de 1.228, quando um arcebispo armênio, visitando a Inglaterra, mais precisamente oconvento de Saint’Albans, revelou conhecer em seu país uma testemunha viva dapaixão de Cristo.
Tratava-se do judeu Ahasverus, agora convertido e batizado porAnanias com o nome de Cartaphilus, o mesmo que esmurrara o Salvador quando este,sob o peso da cruz, tombara diante de sua porta.
Ahasverus, o judeu errante e “eterno estrangeiro” aonde quer que vá em suaperegrinação permanente, era um carpinteiro de Jerusalém que estava em sua tendade trabalho no dia do santo suplício. Jesus, humilhado, açoitado e sangrando,deteve-se um mínimo instante à sua porta, haurindo forças para prosseguir em seucalvário.
Ahasverus parou seus afazeres, chegou-se para perto do divino nazarenoe, empurrando-o, vociferou colérico:
- Vai andando! Vai logo!
Jesus apenas olhou-o e respondeu-lhe mansamente:
-Eu vou e tu ficarás até a minha volta...
E Ahasverus está até hoje errando pelo mundo, sem caminho certo, sem morrer,mas sem descanso, esperando e esperando pela volta do Senhor."

Nenhum comentário:

O Que Sou:

Um misto de:
Fracasso e conquista,
Coragem e medo,
Brutalidade e fragilidade,
Vida e morte, mulher e bicho,
Sonhos e pesadelos.
Sou um fio de esperança.

"Um misto de fracasso e de conquista.
Um medo transmutado de coragem.
Tão frágil como a rosa que se avista.
Brutal no cinzentismo da paisagem.
Assim mulher e bicho me retrato.
Mesclando o pesadelo com o sonho.
E vivo de incertezas... e me mato.
Num fio de esperança que reponho."
(Jorge)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin