julho 31, 2008

Compreender Que Somos Passíveis de Errar...

Faz tempo que li o texto abaixo.
Tantas vezes me perguntou: "Como pode um texto, uma música, um poema.. parecer tanto com a gente?".
Será que as dores ou alegrias são de fato sentidas da mesma forma? Pode ser que sim.
Enfim, esse é um texto em que me vejo, me sinto.
Como já é regra desse Beija-flor aqui, lá vou eu me beneficiando da capacidade de criação alheia e tomo para mim o "sentir" parecido.
Como no ditado bestinha, porém perfeito na minha vida: "A vida nada se cria, tudo se copia".




Humanidade X Eternidade

Muitas vezes, abrir mão da eternidade, leva-nos, inevitavelmente, ao sofrimento entretanto, é melhor sentir dor, amor, frustração, ternura, decepção, carinho e cumplicidade do que passar uma eternidade inteira, sem tê-los. Hoje decidi fazer algo novo. Decidi ouvir o som, abafado do meu sussurro entender que algumas coisas são inexplicáveis e permanecerão, para sempre, imutáveis. Meu coração rendeu-se ao silêncio e pude perceber que há, também, muitas outras coisas que podem ser lançada no mar do esquecimento e, essa atitude, mudar, definitivamente...a história da minha vida. Olhei-me, atentamente, pela primeira vez.

E vi-me como, realmente sou...
Olhei-me sem hipocrisia...
Sem máscaras...
Sem desculpas...
Desnudei-me de mim mesma...

Meu coração guiou-me a um encontro com a minha humanidade! Pude perceber que tornar-me humana significa reconhecer que não sou perfeita, que sou passível de errar, que não preciso ter todas as respostas. Percebi que tenho deficiências, áreas de sombras...desejos ocultos... Fraquezas que não podem ser confessadas. Rasguei-me, por dentro, ao confrontar-me com minha humanidade. Percebi que viver no contexto da eternidade significa considerar-se infalível. Ser cheio de arrogância, achar-se acima do bem e do mal. Ser intolerante, julgar as pessoas por suas falhas...não ser compassivo, chegar ao extremo pela busca da perfeição.

Que alto preço a se pagar!
Entretanto, não abro mão mais da minha humanidade. Cometerei erros, terei decepções, sofrerei, mas, também serei mais tolerante, menos arrogante...mas compreensiva...e saberei amar, de uma maneira plena, livre de pré-conceitos e preconceitos...

Essa será minha eterna busca:
Morrer pra mim mesma, e renascer mais humana, a cada novo dia!


(Heloisa A.de Souza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu Anjo,
Tudo isso vai acabar.
Você (só você) sabe de que material foi feita.
Eu tive o prazer de conviver com você por alguns anos e quantas maravilhas tenho para recordar.
Você é pedra (jóia) rara.
BJ

O Que Sou:

Um misto de:
Fracasso e conquista,
Coragem e medo,
Brutalidade e fragilidade,
Vida e morte, mulher e bicho,
Sonhos e pesadelos.
Sou um fio de esperança.

"Um misto de fracasso e de conquista.
Um medo transmutado de coragem.
Tão frágil como a rosa que se avista.
Brutal no cinzentismo da paisagem.
Assim mulher e bicho me retrato.
Mesclando o pesadelo com o sonho.
E vivo de incertezas... e me mato.
Num fio de esperança que reponho."
(Jorge)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin